Menor manutenção, eficiência energética, melhor produtividade: pouco mudou em relação à filosofia inicial da oferta de RTG da Kalmar desde que as cinco primeiras máquinas entraram em serviço em Dar es Salaam há mais de 30 anos.

"Ganhamos muita experiência ao longo dos anos e temos coletado ativamente feedback de nossos clientes para ajudar a otimizar nosso design de RTG de acordo com suas necessidades. O design mais simples e modular incorpora as tecnologias mais recentes, tornando-o mais ecologicamente eficiente, confiável e produtivo, mais fácil de operar e manter", explica Marko Rasinen, Gerente de Produto da Kalmar.  

"Após uma jornada de dois anos e meio envolvendo equipes de toda a organização Kalmar, entregamos centenas de melhorias que oferecem uma vasta gama de benefícios aos clientes", continua Marko..

A nova geração é composta por cinco modelos: Kalmar AutoRTG, Kalmar Zero Emission RTG, Kalmar Hybrid RTG, Kalmar SmartPower RTG e Kalmar Classic RTG. Todos eles têm um design modular mais forte, leve e simples com recursos inteligentes, criando uma solução de manuseio de contêineres ainda mais produtiva e ecologicamente eficiente.

Outro avanço na eficiência ecológica

A eficiência ecológica é um requisito fundamental para praticamente todos os terminais de contêineres atuais e um dos pilares da estratégia da Kalmar. Consequentemente, esse conceito está no centro do design da nova geração de RTG Kalmar: "Ao otimizar estruturas e componentes, reduzimos o peso total do guindaste em até 15 toneladas, o que significa que nosso RTG tem mais eficiência ecológica na fabricação e operação", destaca Marko. "Um guindaste mais leve também oferece cargas de rodas mais baixas, por isso os requisitos para obras civis de terminais são menores".

Além de ser mais leve, o RTG Kalmar também é mais curto, com menos de 12 metros de comprimento, proporcionando maior flexibilidade para operação em pistas de mudança de pilha mais estreitas ou áreas de estacionamento mais densas. A oferta da nova geração também inclui uma opção de pórtico de 16 rodas com pneus 14.00x24, menores e mais disponíveis.

Os novos sistemas de energia otimizados oferecem mais com menos. Um novo sistema de gerenciamento de energia de pico oferece melhor controle sobre o uso energético e limita os picos de energia. "Para guindastes movidos a diesel, podemos usar motores menores e mais eficientes de 12 a 13 litros, proporcionando uma economia de combustível de cerca de um litro por hora. No Kalmar Zero Emission RTG, com movimentação elétrica, temos componentes de fornecimento elétrico menores e possivelmente um menor consumo de eletricidade, levando a custos gerais mais baixos", diz Marko.

A mudança do sistema elétrico de 400-440V para 480V permite incorporar motores e transmissões menores e obter o máximo deles, reduzindo ainda mais o uso de materiais e a pegada de CO2 do processo de fabricação.

As peças finais do quebra-cabeça de eficiência ecológica são o novo sistema anti oscilação eletromecânico e a introdução de iluminação LED. O novo sistema anti oscilação mecânico, que permite o manuseio mais rápido e preciso de contêineres, agora tem uma geometria mais eficiente, de modo que menos energia é necessária para alcançar o mesmo efeito de amortecimento. Ele também inclui um sistema de controle melhorado para otimizar o uso de energia. Toda a iluminação agora é baseada em LEDs, que consomem menos energia e têm uma vida útil muito maior.

Desempenho e usabilidade aprimorados

Para equipamentos operados manualmente, um ambiente de trabalho confortável com interfaces bem projetadas pode ter um impacto significativo na produtividade. A nova opção de cabine proporciona melhor visibilidade e ergonomia, com uma cadeira que pode ser movida mais para frente, mais perto do spreader, janelas de chão mais longas e mais espaço para as pernas. A interface de operador reformulada do sistema de gerenciamento de guindastes é mais intuitiva e informativa e agora segue as mesmas diretrizes visuais dos outros produtos de guindaste da Kalmar.

Um novo spreader Bromma rotativo, projetado especificamente para operações intermodais, oferece uma operação totalmente elétrica, peso significativamente menor e um design proprietário com amarração, sem bloco superior, reduzindo a altura e o peso do spreader.

"O desempenho também está relacionado com a confiabilidade, por isso fizemos uma série de melhorias de design focadas em oferecer o máximo de confiança nos guindastes da nova geração", diz Marko. "Os chicotes de fios foram substituídos por cabos para reduzir o risco de problemas, como entrada de água em caixas de junção. Além disso, introduzimos pacotes para climas frios a fim de melhorar a confiabilidade em condições de frio extremo. Também reformulamos o sistema 24V para fornecer mais capacidade e incluímos um sensor de porta do gabinete EE, que alerta o operador se a porta foi deixada aberta, reduzindo o risco de defeitos devido à entrada de umidade".

A segurança continua sendo nossa prioridade

O acesso de manutenção foi reformulado para o maquinário de ajuste, inclinação e anti oscilação, bem como para as rodas do carrinho e de transmissão, para tornar o acesso o mais fácil e seguro possível. "O maquinário de ajuste agora está localizado em cima do carrinho, e o maquinário de inclinação tem sua própria plataforma de manutenção. Mecanismos individuais podem ser bloqueados por técnicos usando interruptores de log-out/tag-out para garantir a segurança", diz Marko.

Além disso, o tanque de combustível agora está integrado à unidade de potência, o que torna o reabastecimento mais seguro e fácil, porque pode ser realizado no nível do solo, enquanto a nova interface técnica no sistema de gerenciamento de guindastes facilita a solução de problemas pelos técnicos.

A operação do guindaste também é mais segura, com melhor visibilidade da cabine, um novo PLC com melhores funções de segurança e desvios para recuperação segura em caso de incidentes, além de um melhor controle sobre cargas com o novo sistema anti oscilação.

Apoio a uma transição gradual para a automação

Com o lançamento da nova geração de RTG, a Kalmar introduziu o conceito de Fleet Technician para substituir sua solução SmartFleet de monitoramento remoto e geração de relatórios. "O monitoramento on-line do Fleet Technician mostra aos nossos especialistas e aos usuários do cliente as mesmas telas do sistema de gerenciamento de guindastes a bordo, assim vemos exatamente o que os técnicos no local estão vendo", diz Hannes Myllärniemi, Gerente de Produto, Kalmar One, Kalmar Automation Solutions. "O Fleet Technician é o sistema de monitoramento remoto de condições da Kalmar, ou RCMS, como muitos de nossos clientes o conhecem".

"O Fleet Technician permite que os clientes ampliem seu sistema de modo geral, com interfaces de automação abertas do Kalmar Key, além de ser mais fácil de dimensionar para frotas maiores", continua Hannes. "Essa mudança permitirá que os clientes que operam equipamentos manuais usem o Fleet Technician, um serviço que já foi desenvolvido com sucesso para aplicações totalmente automatizadas com o Kalmar One".  

Soluções de guindaste mais inteligentes prontas para um futuro automatizado

Além do gerenciamento inteligente de energia, o RTG de nova geração tem algoritmos avançados para controle anti oscilação e uma estrutura modular otimizada que oferece muito mais flexibilidade em termos de altura e largura do guindaste. Todos os RTGs Kalmar agora incluem conectividade em nuvem por padrão, permitindo que os clientes utilizem suporte e serviços remotos, incluindo a ferramenta de gerenciamento de desempenho Kalmar Insight.

"Oferecemos vários níveis de automação de RTG, desde o controle remoto puro até operações automatizadas de pilhas e a operação de faixas de caminhões por controle remoto. Nossos RTGs podem ser entregues com automação pronta de fábrica e integrados com aplicações de automação predefinidas do Kalmar One", explica Marko.

As aplicações de automação da Kalmar incluem pórticos automatizados (AutoStrads), guindastes de empilhamento automático (ASCs), AutoRTGs e guindastes de pórticos montados em trilhos automatizados (AutoRMGs). "O Kalmar One não só atua como middleware entre o sistema operacional do terminal (TOS) e o equipamento, controlando aspectos como roteamento, gerenciamento de tráfego e sistemas de controle de acesso a partir de um local centralizado, mas também inclui todas as funções de automação a bordo do equipamento e no pátio", explica Hannes.

 Nossos RTGs podem ser entregues com automação pronta de fábrica e integrados com aplicações de automação predefinidas do Kalmar One"

A Kalmar definiu um projeto claro para cada uma das aplicações de automação que oferece, e este projeto inclui um conjunto padrão de produtos e módulos de automação. Na prática, uma aplicação AutoRTG inclui a camada de terminal Kalmar One, que contém os produtos e módulos de software baseados em servidores centralizados. Eles incluem o software Kalmar One Equipment Control System, interfaces de usuário e sistemas de manuseio de exceções e controle remoto. Essa camada também atua como interface para sistemas de terceiros através de interfaces de automação abertas do Kalmar Key.

A camada de pátio do Kalmar One inclui os componentes de automação de pátio, como hardware de controle de acesso e sistemas e controles de área de troca. Por fim, há a camada de equipamentos do Kalmar One, que inclui todas as funcionalidades relacionadas à automação a bordo.

O sistema de automação Kalmar One permite operações totalmente automatizadas na pilha. Para o controle de exceções e todas as áreas em que os requisitos de segurança exigem a supervisão de um operador humano (por exemplo, em operações de RTG em pista de caminhões), os AutoRTGs Kalmar podem ser controlados a partir da mesa de controle remoto (RC) Kalmar, uma estação de trabalho ergonomicamente projetada que também pode ser usada com ASCs, AutoStrads e AutoRMGs. A mesa Kalmar RC também pode ser usada para operar equipamentos de terceiros através de interfaces do Kalmar Key.

Um novo padrão para operações de RTG

"A nova geração de RTG Kalmar redefine a ideia de que as grandes máquinas precisam ser pesadas, desconectadas e complicadas. Trata-se de uma plataforma mais forte, segura e inteligente que melhora o desempenho dos terminais e torna a manutenção mais fácil e eficiente. Por fim, ela estabelece as bases para terminais de contêineres automatizados, conectados, ecoeficientes e preparados para o futuro", conclui Marko.